sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Samurais - Espírito Samurai I

O verdadeiro samurai era aquele pertencente à classe social dos samurais.
Muitos dos guerreiros japoneses já nasceram em uma família de militares.
Isso significa que, desde crianças, eram introduzidos ao código de conduta samurai (o bushido) e aos treinamentos em artes marciais e com a espada.
Espada em punho: Na época das grandes guerras não havia nenhuma regra sobre segurar a espada com a mão direita ou a mão esquerda. Um exemplo famoso é de Musashi Miyamoto, que lutava com duas espadas.
Alguns estudiosos afirmam que ele era canhoto. Embora os primeiros samurais tenham surgido no século X, sua importância na sociedade japonesa foi marcante a partir do início do século XI, quando o clã que comandava o Japão na época, o Fujiwara, começou a perder poder.
Por conta disso, a segurança das terras ficou comprometida, fazendo com que vários proprietários contratassem samurais para se defender.
Mais tarde surgiram os clãs militares e os samurais ganharam notoriedade nacional.
Na era Heian, no século XII, duas famílias, Minamoto e Taira, tornaram-se poderosas no império nipônico.
Os Taira assumiram os cargos na administração imperial e os Minamoto lutavam em guerras para dominar o território do norte da ilha de Honshu.
Na era Muromachi, o poder dos guerreiros japoneses cresceu.
O período foi marcado pela guerra civil, que ficou conhecida como Sengoku Jidai.
Um dos motivos da guerra, que teve início em 1463 e terminou em 1573, foi o fato de o então xogum Ashikaga Takaushi não ter pago o que havia prometido para os samurais que lutaram por ele.
Nessa época, a demanda por samurais aumentou muito.
A organização social rígida na qual os guerreiros tinham de escolher entre ter uma vida rural, nas fazendas, ou servir nos castelos começou com o xogum Toyotomi Hideyoshi, em uma tentativa de unificar o país.
Foi instaurada uma lei que permitia somente a samurais utilizar espadas.
No período Edo, a classe dos samurais era a mais alta.
Eles eram forçados a morar em cidades ao redor de castelos, sob o comando dos xoguns.
A fase áurea dos guerreiros se deu no xogunato dos Tokugawa, quando os samurais tornaram-se notáveis pela eficiência na administração nacional.
Com a queda do castelo de Osaka, em 1615, o último grande rival dos Tokugawa foi morto, e uma relativa paz perdurou no Japão por 250 anos, fazendo com que os samurais entrassem em desuso.
Em 1868, com a restauração Meiji, o sistema feudal japonês foi derrubado e a classe de samurais foi abolida.
O uso das espadas foi proibido, mas o espírito samurai sobreviveu.
Até hoje, os valores de lealdade, aperfeiçoamento, dedicação e outras virtudes dos samurais estão presentes na sociedade nipônica e são parte da identidade nacional.
Fonte: Revista Made in Japan

Nenhum comentário:

Postar um comentário