terça-feira, 1 de setembro de 2009

Monte Fuji

Nuvens distantes cobrindo o seu cume é a imagem do Monte Fuji que desde outrora é o ícone da terra natal do coração dos japoneses.
Com seus 3.776 metros de altitude, o Monte Fuji é um vulcão adormecido localizado entre as províncias de Yamanashi e Shizuoka.
Em todas as quatro estações do ano, seja a paisagem encoberta de neve, seja o Fuji que inspira energia no verão, de longe, de perto, da janela do avião ou do carro, é impossível não se fascinar e ficar boqueaberto.

As belas formas do Monte Fuji foram esculpidas graças ao sono profundo desde a sua última erupção em 1707.
A tradição de se escalá-lo é de longa data e aos que acreditavam nos seus poderes místicos levavam dias até alcançarem o topo.
No entanto, foi somente em 1892 que o inglês Walter Weston, precursor do montanhismo no Japão, atinigiu o cume do Monte Fuji.
Desde então, anualmente jovens e adultos, homens e mulheres desafiam os seus 3776 metros durante o verão, entre julho e agosto.
A primavera chega no Monte Fuji em meados de abril quando as azaléias começam a dar um colorido especial. Resquícios de neve são vistos a partir da quinta estação, a 2400 metros a nível do mar, até o final de junho.
Por esta razão, a temporada de escaladas ao público em geral é aberta somente a partir do dia 1o de julho.
Nesta época rododendros e plantas alpinas também começam a ser vistas.
A temporada de escalada é encerrada com o Festival do Fogo (Himatsuri) em Fujiyoshida.
Os primeiros sinais de neve são vistos a partir do fim de setembro.
A temperatura no Monte Fuji sofre variações drásticas, seja pela parte sul ou pelo norte, e geralmente entre o sopé e o topo da montanha há variações de até 20 graus centígrados.
A temperatura média da montanha é quase sempre 6,6 graus centígrados negativos.

Fotos: Albuns de Tetsuya San

Nenhum comentário:

Postar um comentário