segunda-feira, 9 de maio de 2011

A beleza Uemura Shoen


Wind 1939 - Museu de Arte de Kitano


O verdadeiro, o bom e o belo são o que Uemura Shoen (上村松园 1875-1949 ) pintora japonesa, explora em seu "bijinga"pinturas "bijinga", literalmente "fotos de mulheres bonitas" é um gênero da arte japonesa, que geralmente é descendente de xilogravuras e gravuras ukiyo-do período Edo.
Estabeleceu-se como um movimento de arte na segunda metade do período Meiji ( 1868 - 1912) por Uemura Shoen, Kiyokata Kaburaki e outros bijinga pintores.

Recentemente eu fui ver o Uemura Shoen Exposição no Museu Nacional de Arte Moderna de Tóquio.

Deixe-me apresentar-lhe algumas de suas obras e dar-lhe um breve resumo de sua vida.



Nascida em Quioto, em 1875, Uemura Tsune (seu nome verdadeiro), entrou no Kyoto Prefectural Art School em 1887, doze anos de idade. Seus pais tinham uma pequena loja de chá e logo após seu nascimento, seu pai morreu. Depois disso, sua mãe Naka (ko) cuidou dela e sua irmã como uma mãe solteira.
Seu primeiro professor foi Shonen Suzuki, professor da Escola de Arte da Província de Quioto e, mais tarde, ela foi ensinada por Kono Bairei e Seifu Takeuchi. Os três foram os mestres de Nihonga, pinturas em estilo japonês.


Preparando-se para Dança, 1914, Museu Nacional de Arte Moderna de Kyoto



Snow 1939, Museu Nacional de Arte Moderna de Tóquio


No período Meiji, pintores mulheres eram raras e o mundo da arte japonesa era uma comunidade dominada por homens extremamente Shoen onde tinha uma dificuldade persistente discriminação das mulheres.

Ela muitas vezes fora intimidada pelos outros jovens pintores masculinos provavelmente por causa de seu ciúme e de seu gênio proeminente que a levou ganhar uma série de prêmio.

Um dos seus quadros premiados foi comprado pelo Duque de Connaught em sua visita ao Japão.

Gui fei Yang, 1922, Museu de Arte Shohaku



Coiffure (Oshidori mago), 1935


Como outras jovens, ela queria ser uma noiva, embora este sonho nunca se tornou realidade.

Em " Primavera da Vida "( quadro abaixo), a mãe toma conta da noiva, toma-a pela mão e sai em seu traje de noiva para sua cerimônia de casamento. Ela parece pura e inocente


Shoen pintou esta na idade de 23. Na sua vida real, ela havia desistido de se casar.

Mas aos 27 anos de idade ela teve um caso com seu primeiro professor, Suzuki Shonen, e deu à luz um filho ilegítimo (o pintor futuro Uemura Shouko 上 村 松 篁) quem criou como uma mãe solteira com a ajuda de sua mãe, Naka.

A julgar pela sua relação de poder, eu suponho que ela foi, provavelmente, forçada a ter o caso com ele.

Shoen não chamou alguns quadros sobre o tema, "a mãe e a criança".


"Minha mãe não só me deu à luz, mas também a minha arte", disse Shoen (de Seibisho ).
Mãe e Filho , 1934
Museu Nacional de Arte Moderna de Tóquio


Naka, que excepcionalmente sempre apoiou a decisão da filha de perseguir a arte como uma carreira, e protegeu a filha da desaprovação de olhares da sociedade e lhe permitiu dedicar-se à pintura. Enquanto Shoen pintava seus quadros na parte de cima da casa, Naka exercia afazeres domésticos e levantou seu neto por conta própria em nome de sua filha.

Acho que foi muito difícil para uma mulher viver como um pintor e mãe solteira, no período Meiji, quando as mulheres japonesas não podiam votar nem ter igualdade de gênero.
"Eu tenho elaborado sobre o tema, mãe e filho repetidamente porque guardo a memória de minha querida mãe muito", disse Shoen em relação ao tema da maternidade.

Cesta da flor (inspirada por uma peça de teatro Noh)
1915 Museu de Arte Shohaku


Inspirado pela literatura clássica japonesa, execuções Noh e história, ela criou muitas obras-primas. Ela estava tentando realizar seu próprio estilo original na pintura:

"Não é na maneira de Utamaro, nem na maneira de Chikamatsu ..." ela disse.

Shizuka, 1944, Museu Nacional de Arte Moderna de Tóquio

Quando Shoen tinha mais de quarenta anos, ela disse ter se apaixonado por um homem que era muito mais jovem que ela. Apesar de seu amor por ele não ter sido correspondido, eu achei lindo o sentimento dela para com o rapaz.

Flames , 1918, Museu Nacional de Tóquio


"Flames" é dito ser reflexo do seu coração partido e os ciúmes que sentia por seu amor por ele. A senhora de aparência terrível com ciúmes olhos tristes em "Chamas" é princesa Rokujyo do Conto de Genji . Ela é tão zelosa, que a mulher Hikaru Genji se torna um espírito maligno de possuí-la. Você pode ver o padrão teia de aranha no seu quimono que representa o seu espírito vingativo. Shoen, "Flames" é excepcional que retrata um verde profundamente cheio de ciúmes.

Flocos de neve , 1944, Museu de Arte de Adachi

"O que eu queria desenhar é a beleza interior das mulheres, as mulheres com beleza, pureza e elegância, onde nada seria vulgar e poderia ser visto e onde nenhum homem poderia ter pensamentos cruéis e, ao invés de suas mentes serem depravadas, seria purificado. "(de Seibisho )

Jo-sem-mai (dança realizada em Nô)
1936, Geijutu Tokyo Daigaku

É o que disse acima de um sonho impossível? Eu não penso assim. Quando você está na frente de seus quadros, com certeza vai ser profundamente impressionado com a força interior e a pureza que brilham por trás de cada bela mulher retratada por ela!

Folhas jovens , 1940, Museu de Arte Meito

Em 1948, ela se tornou a primeira mulher a ser agraciado com
a Ordem de prestígio do Japão, da Cultura.

E no ano seguinte ela faleceu no atelier de seu filho em Nara.
------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário