segunda-feira, 18 de abril de 2011

Reflexões - História - Sakura

Reflexões em Garden To-ji - Kioto

Por volta desta lagoa, árvores e plantas se preparam para a chegada da primavera,


as cerejeiras floresceram, encantaram, agora o vento as leva para longe...


em breve, o jardim estárá florido com novas espécies de flores, as árvores de sakura darão lugar as flores verdes e tudo ficará brilhante em volta da lagoa.


Aproveite meu tempo, para fotografar, observar toda a paisagem, o sol brilhando refletindo seu brilho nas águas cristalinas onde os peixes, as carpas flutuavam alegremente ... e lindas petálas de sakura começavam a se desprender de seus galhos...

"Este é o meu lugar favorito. Só a natureza, as paredes de pedra, e fossos testemunhou a prosperidade passageira de cada senhor feudal. Eu achava que eu não conseguia me divertir neste momento em que a nação está em crise, pela primeira vez após a Segunda Guerra Mundial e Tohoku pessoas estão sofrendo mais, mas acho que eu gostava de ..., não é o mesmo, como de costume, mas sendo mais agradecido, encontrando mais prazeres e sentir a inspiração, consolo, calma e energia irradiada pelas flores de cerejeira..."

foram lindas as palavras expressadas do fundo do coração de Katsuno Sato, um senhor de 82 anos, que conheci, conversamos e caminhamos juntos pelo park em Kioto e me contou passagem ricas de sabedoria.


------------------------------------

As árvores de Sakura são elegantes, mantém-se forte aos ramos através do vento, mas sabendo que seu destino está próximo. Quando é chegada a hora, sabem que chegou o momento, lentamente as flores se separam dos galhos. Consciente da impermanência ou a transitoriedade das coisas, nos apreciamos a sua beleza e sentirmos uma grande admiração e ao mesmo tempo uma tristeza pela sua passagem. Embora haja diversidade do espírito japonês de região para região, as flores de cerejeira tem estado no centro da tradição cultural e estética japonesa como um todo.




fotos: Giovanna San

--------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário