sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Arte - Design por Tokujin Yoshioka

Chamado de The Snow, a instalação fez parte de uma exposição denominada
Sensoriamento Natureza que ganhou admiração de muitos visitantes no
Mori Art Museum em Tóquio. (julho a novembro)
Penas voam em torno deste tanques,
num total eram 15 tanques instalado no museu
pelo designer japonês Tokujin Yoshioka
algumas informações a respeito do seu projeto.
Nos últimos anos, venho estudando a essência que os seres humanos teriam sentido.
Não é nem arranjar nem minimizar as formas, mas integrando os fenômenos e as baixas da natureza no projeto, e ver como isso afetaria e inspirar a nós mesmos.
Porque eu acredito que há uma dica para o futuro em algum lugar entre
a essência do design e da natureza,
eu gostaria de prosseguir com outros trabalhos com este aspecto.

A neve é uma instalação , tanques de 15 metros de largura dinâmica.
Imensa quantidade de quilos de centenas de pluma
sendo soprada instantaneamente
e caindo lentamente,
a memória do snowscape estaria dentro do coração das pessoas
e borbulhava.

Este trabalho irá mostrar beleza inimaginável,
capturando o movimento irregular da natureza.
Foi projetado após a instalação, em 1997, onde expressava a "neve"
com o conceito da cor "branca".

O material é pena, que eu acredito é o mais leve dos materiais dos dias de hoje.
O snowscape criado com a pena seria mais parecido com a memória da neve
que encontra com na memória das pessoas ao invés de a neve real.

O tema da exposição é de repensar a percepção japonesa da natureza,
que é a questão de como o poder inconsciente de sentir a natureza
e o valor da natureza no Japão afetaria a arte contemporânea e design.

Eu realmente não sei sobre o valor da natureza, no Japão,
mas o que eu gostaria de fazer não é reproduzir a natureza,
mas de saber como os sentidos humanos funcionam quando sentem a natureza.
As coisas mais bonitas que eu acredito neste mundo é o que é irreproduzível,
acidentalmente nascido,
e a desordem que não pode ser compreendido pela teoria.
Eu acredito que a natureza é a beleza suprema neste mundo.
A luz do sol,
a brisa suave,
e da harmonia que deixa criar,
a variedade da essência da natureza toca nossas emoções.
Eu não pretendo reproduzi-las,
mas para escolher o elemento que inspira nosso coração
e na sua integração me dignou a fazer esse projeto.
Takujin Yoshioka
Arigatou Taku San, pela oportunidade de expor seu projeto em meu blog
===================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário