quarta-feira, 19 de maio de 2010

Zen - Estado do Espírito e Caligrafia Japonesa

O Shōbōgenzō foi criado pelo grande sacerdote zen Dogen em 1200-1253.

saiba mais sobre Shōbōgenzō aqui e Dogen aqui

Na época esta prosa foi escrita em Hiragana e Kanji na escrita regular chinesa.

Na essência do Zen é mostrado Shōbōgenzō.

Zen é uma escola de Mahāyāna Budismo, traduzido da palavra chinesa Chan para japonês. Esta palavra é, por sua vez derivado do Sânscrito dhyāna, que significa "meditação" saiba mais aqui


正 法 眼 蔵
Shō zo gen zo


身心 脱落 只管 打坐
Venha para o nada com um corpo e um coração, e simplesmente sentar-se.


仏道 を なら ふと いふ は 自己 を なら ふ 也
Um significado para aprender uma maneira de Hotoke é aprender sozinho.


自己 を なら ふと いふ は 自己 を 忘るる 也
Um significado para mim é aprender a esquecer-me.


自己 を 忘るる といふ は 万 法 に 証 せらるる 也
Um significado para esquecer de mim mesmo é obedecer a providência da Natureza.


万 法 に 証 せらるる といふ は 自己 の 身心 および 他 己
の 身心 を し て 脱落 せし むるなり
Um sentido de obedecer a providência da Natureza é fazer com que a minha mente e o meu corpo, e mente e corpo de outra pessoa estejam vazio.


この 心 あながち に 切なる もの とげず といふ こと なき なり
Se o próprio coração deseja ardentemente alcançar um objetivo, você vai realizar qualquer tipo de coisa.


Essa última frase me encoraja.
O auto-conhecimento é o tema mais difícil.
Sempre.
==============================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário