terça-feira, 7 de julho de 2009

Conheça um pouco mais do Japão



JAPÃO – IMPÉRIO DO SOL NASCENTE

O arquipélago japonês faz parte do arco de montanhas no Pacífico situado ao longo da costa leste do continente asiático. O arquipélago é formado por quatro grandes ilhas e mais de mil ilhas menores, formando no total 370.000 quilômetros quadrados.
As quatro maiores ilhas são Hokkaido, um pouco menor que a Irlanda, aproximadamente 83.000 quilômetros quadrados, Honshu, pouco maior que a Grã-Bretanha, 231.000 quilômetros quadrados, Kyushu, um pouco maior que a Tailândia, 42.000 quilômetros quadrados e Shikoku, mais ou menos do tamanho da Sardenha. 1.900 quilômetros quadrados.
Entre as várias ilhas menores, as maiores são as de Okinawa, na cadeira de Ryukyuan e Sado, ao largo da costa do norte de Honshu.
Após a guerra do Pacífico, em 1945, o Japão perdeu o controle de muitos territórios que têm vindo a ser reclamados como parte do império nipônico antes da guerra: inclui as ilhas Curilas, Sacalina, Karafuto, as ilhas de Ryukyu, bem como as outras ilhas do Pacífico, a Formosa e a Coréia.
Os Estados Unidos devolveram em 1968 as ilhas de Bonin e em 1972 Okinawa.
O Japão reclama a posse das quatro ilhas ao norte, as ilhas Curilas, ocupadas pela Rússia desde 1945, sendo este o ponto de maior fricção entre os dois países.
A topografia do arquipélago, tal como a conhecemos hoje, data do fim da era glacial, há doze mil anos aproximadamente. Através de fósseis e de vestígios arqueológicos sabe-se que o Japão fazia parte do continente asiático durante a era dos gelos.
Com a queda das temperaturas, formou-se o gelo polar, os oceanos recuaram e formaram-se pontes ligando ao continente.
Animais de toda a espécie caminharam até o Japão. Os animais foram seguidos por caçadores que se estabeleceram no que é hoje o Japão. No fim da era glacial, as temperaturas começaram a aumentar, o gelo polar recuou e o nível do mares voltou a subir. Doze mil anos atrás os mares cortaram as pontes de terra e separaram o arquipélago do continente asiático.
----------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário